Mulheres que são um Sucesso na Cozinha!



Hoje vou fazer uma homenagem para mulheres que cozinham , seja sua mãe , sua Irma , sua namorada , sua noiva , sua amiga sua tia ou sua avó . São mulheres que amam o que faz. 

Eu venho de uma família que minha avó materna  era filha de alemão criado junto com uma família de italianos ou seja minha avó foi minha chefe e tanto na minha vida , minha avó paterna casada com baiano manda muito bem até aquele vatapá bom sai . Rs . 
Minha mãe cozinha super bem , com tantas receitas eu me apaixonei por cozinhar fiz cursos de confeitaria, de panificação e de Salgado , fiz cursos de chocolate e assim por diante . Não sou uma masterchef mas amo cozinhar . 


Antigamente usava uma expressão machista que lugar de mulher e na cozinha . Talvez tinham razão hoje temos lindas mulheres na nossa gastronomia, uns lidam com alimentação saudável fitness, outras voltada a doces , bolos , outras voltada a pratos de diversas culturas e no fim são as panelas que os acompanham . Ao colocarem seus aventais , pegar suas panelas pronto de uma abobrinha se faz um banquete , de um açúcar uma boa sobremesa e assim vai surgindo as idéias . Nesse meu percurso tive curiosidade de saber sobre gastronomia tenho alguns livros e várias revistas em pastas e no meio desse percurso fiz um livro . Com tema você não sabe cozinhar, quer aprender ? E lá dou várias dicas , esse livro encadernei porém só algumas pessoas têm acesso a ele . Mas  confesso que ainda pretendo encarar uma faculdade de gastronomia, para aprender mais sobre essa imensidão de cultura alimentares.




A minha homenagem é para todos que ama o que faz . Que é cozinhar com amor , mas hoje compartilho aqui a prévia história de uma Chef de cozinha Zelsa Canhetti mãe de um amigo meu e com uma história  muito legal . 
Entre um papo bacana pelo WhatsApp pude sentir a pureza da alma dessa mulher que cozinha por amor e ama o que faz . É formada em gastronomia e faz alguns eventos , como Home Chef,  Coffe break empresarial, entre outros eventos . Sua gastronomia e variada para todos os gostos , faz " marmita fitness " até porque o filho é geração saúde total e aí surgiu a ideia da alimentação fitness, também faz a linha de alimentos com low carboidrato e free glúten por ter clientes médicos , já fez alguns eventos entre eles pra celíaco , Vegano , vegetariano entre outros . Uns dos seus destaque que vem sendo bem aceito no ambiente gastronômico e inclusive em seus eventos é um Confit de Pimenta que está sendo bem aceito pelo público. Fora outros pratos que são deliciosos.  Pensou, em um evento especial. num almoço, num jantar,deixo a minha dica .Entre em contato com a nossa Chef, tenho certeza que vão amar, todos pratos dela,e  ela terá um prazer em atende-los !


Deixo a seguinte reflexão! sensibilidade é uma virtude prioritariamente feminina, o que garante às mulheres profissionais atuação imprescindível na beira do fogão. Nós, marmanjos, precisamos estudar e remar muito, mas não conseguimos sequer chegar perto daquelas poçõezinhas preparadas pelas nossas mães, avós, madrinhas e outras feiticeiras com seus caldeirões cheios de carinho. Nas cozinhas, a presença feminina é imperativa, pois organização é tudo e organização é mais uma virtude natural delas. Já há quase unanimidade entre nós: os machos têm, por características mais marcantes, as gavetas desarrumadas, as roupas pelo chão, toalhas molhadas sobre as camas e outras coisinhas mais desse gênero. Portanto, tecnicamente falando, quem tem melhores condições de gerenciar a bagunça de uma cozinha?Motivos morais e éticos: se você ainda não se convenceu, tente fazer um exercício de memória, e veja se consegue comer em algum lugar, seja num restaurante estrelado, numa lanchonete ou doceria, pelo menos uma receita pescada em sua memória afetiva, com aquele gostinho de mãe ou vó, que não tenha sido preparada por uma mulher? A cozinha hoje está cada vez mais sem graça, mecanizada e bruta, e está espantando as mulheres. 
Com a saída delas, os temperos e delicadeza das texturas dos alimentos manuseados por mãos femininas somem da mesa, na mesma proporção com que nosso encanto arrefece. Apesar das nossas “machices” auto afirmativas, quando bradamos aos quatro ventos sobre quem manda aqui ou alí, é em casa que começamos o exercício da moral e da ética. Moral da história: quem manda melhor e com mais propriedade, e quem geralmente obedece?
Reflexão ética: é claro que, nessa estatística sobre quem manda, eu divido a conta entre os que sabiamente seguem “orientações” femininas, cumprindo seu papel natural, e os que mentem. Apesar dos “chefões” se “acharem”, dentre os quais às vezes eu me incluo, repito que basta uma sopinha de vó, uma lembrança de um prato de mãe, uma broa ou pão de queijo amassado por mãos femininas, que a arrogância machista se vai. 
Portanto, amigos do mundo macho, vamos homenagear a nós mesmos, colocando as coisas nos seus devidos lugares? E só tem uma forma de consertarmos essa falha histórica em nossa sociedade, que num momento de insanidade, passou a exigir das mulheres superpoderes, além daqueles que Deus já lhes proporciona para cuidar de nós, da família e da casa. Se for para exigir mais delas, vamos colocá-las de volta na cozinha, de onde elas nunca deveriam ter saído. 
E para finalizar, reforço as minhas convicções, apresentando, ao lado, uma galeria das “brutas” musas de nossas cozinhas de todos os tempos, que há muito têm trazido alegria às mesas de tantos mineiros e brasileiros. Através delas, homenageio hoje todas as mulheres do nosso coração.


Jeniffer Hora

Comentários

Postagens mais visitadas