Campanha: Obesidade e preconceito vamos dar um basta nisso!

Essa semana foi tratada na mídia sobre um jogo com nome Baleia Azul, uns jogos extremamente perigosos, aonde jovens chegam até cometer o suicídio, só que infelizmente o nome “baleia Azul” foi motivo de piada e discriminação perante a sociedade. fotos maliciosas foram montadas e espalhada.
Hoje meu post, é para dizer, que ninguém escolhe ser obeso? A luta de um ser humano contra balança chega se de muitas lutas, são enes receitas de emagrecimento, simpatias, chás, sucos, dietas extremante radical até procedimento cirúrgico como foi meu caso.
A nossa Constituição Brasileira diz que somos iguais perante a lei, temos o mesmo direito, porem infelizmente o preconceito ainda existe.

O peso do preconceito
Gordos são rejeitados no mercado de trabalho e vetados em concursos públicos, num tipo de discriminação que cresce na mesma velocidade que os índices de obesidade.
O preconceito, a discriminação, os problemas de saúde físicos e psíquicos, são fatores presentes na vida de todo portador de obesidade e o estudo destes almeja levar a compreensão e o acolhimento destes indivíduos como parte ativa de nossa sociedade.
Obesidade é o acúmulo de gordura corporal ou um distúrbio metabólico e nutricional frequente que se traduz pelo excesso de peso corporal. É uma doença crônica não transmissível caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo. Tem múltiplas causas, dentre as quais destacamos os fatores biológicos, psicológicos, ambientais, culturais e sociais. A obesidade é atualmente assunto de interesse universal, com grande preocupação por parte dos governos, representados através da Organização Mundial de Saúde (OMS), órgão subordinado a Organização das Nações Unidas (ONU), se tornando uma questão de saúde pública mundial, atingindo homens e mulheres de todas as etnias e idades, crescendo a níveis de epidemia, sendo um problema de saúde dos mais importantes devido às complicações que a acompanham. É fator de risco para patologias graves, como a diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, distúrbios reprodutivos em mulheres, alguns tipos de câncer e problemas respiratórios. A obesidade pode ser causa de sofrimento e depressão, por provocar comportamentos de esquiva social, que prejudicam a qualidade de vida.

O ser gordo ou magro na sociedade atual é veiculado pela mídia, que estimula o culto ao padrão estético magro sem que se levem em conta diferenças genéticas, usando de discriminação com o “gordo”, em propagandas e programações que reforçam a ideia de que ser gordo pode também significar falta de controle, de impulsos e preguiça, o “ser relaxado”, reforçando assim a baixo-estima, levando o sobrepeso a ser um fator de maior sofrimento para aqueles que não alcançaram um corpo perfeito. A massificação, através da mídia, desses preconceitos de conotação negativa tem deixado de lado os aspectos que tratam a obesidade como doença. Nota-se também que, como a obesidade é fator de risco para várias doenças, aumentam as indicações médicas para controle de peso e inclusive a procura de produtos saudáveis ou que controlem colesterol e açúcar. De uma maneira mais ampla a obesidade é definida como uma síndrome marcada por alterações fisiológicas, bioquímicas, metabólicas, anatômicas, psicológicas e sociais, caracterizada por constante aumento da quantidade de tecido adiposo e consequente aumento do peso corporal (DÂMASO, 1994, p. 98).

Durante anos eu passei por preconceito, da obesidade, sei que não foi fácil minha adolescência, sei quantas vezes eu fui ao shopping e gostava de uma roupa e não servia, ou ate mesmo se “apaixonar” e a pessoa ter vergonha de mim por ser “gorda”, nos meus 17 anos fiz um regime radical que perdi quase 70 kg apena para poder mostrar que era capaz, aos 23 anos fui mais radical resolvi fazer à bariátrica, contudo hoje aos 36 anos tenho o corpo desejado por mim por longos anos, somente quem já foi obesa ou que passa por uma obesidade que sabe que viver nesse patamar chamado vida não é fácil, derrubamos um leão por dia, para provar que somos iguais perante a lei, que temos o mesmo direto, e essa bandeira eu sempre vou defender chega de tanto preconceito.

Deixo minhas dicas!
Jamais se sinta diferente, você tem uma beleza interna que é só sua.
Quem gostar de ti é pelo que és por dentro.
Amor próprio sempre
Não faça dietas radicais que possa te prejudicar.
Existe varias soluções para emagrecimento, porem consulte sempre um profissional.
Pratica esportiva + Boa Alimentação

Mulher de sucesso – meu blog sempre terá assuntos te interesse de todos, aguarde novidades, estamos fechando parcerias, para torna seus dias fantátisco! 


Comentários

Postagens mais visitadas