Barras de Proteína x Barras de Cereal

Olá Meu Brasil! 

Hoje vim deixar uma dica , sobre Barra de cereal e Barra Proteica!

Barras de Proteína x Barras de Cereal

Nos dias de hoje, onde a rotina das pessoas está cada vez mais intensa e corrida, as chamadas “barrinhas” ganharam espaço na alimentação de muita gente, principalmente por serem práticas e fáceis de levar para qualquer lugar. A variedade de marcas, tipos, sabores e composição nutricional é grande, sendo que basicamente, elas se dividem em: barra de cerais e barra de proteína.
É claro que elas são diferentes, mas têm alguns pontos em comum: devem ser consumidas com moderação e jamais serem usadas para substituir as refeições, pois não possuem características nutricionais completas. Além disso, ambas ajudam a reduzir a vontade de comer doces. Entre a barra de cereal e a barra de proteína não há uma melhor do que a outra. A escolha entre elas vai depender da necessidade de cada um.

Bastante consumidas pelos praticantes de atividade física e pelas pessoas que se preocupam com uma alimentação saudável, as barrinhas de cereais e proteína são ótimas opções para um lanche ou uma refeição leve. É comum vermos nas academias pessoas comendo barrinhas antes, durante ou após os exercícios. Outro local bastante frequente de se observar isso é no trabalho.

Mas a maioria não sabe a diferença entre uma barra de cereais e uma barra de proteína. A barra de cereais ganhou a atenção dos consumidores antes do que a barra de proteína. São baratas e fáceis de encontrar em supermercados. Mas a real diferença reside nos ingredientes utilizados em cada tipo de barra. As de cereais são compostas basicamente por xarope de glicose, cereais integrais ou não (como flocos de cevada, de arroz e de trigo, aveia em flocos), frutas, castanhas e podem conter chocolate. Em termos de valor calórico, a barra de cereais geralmente apresenta um teor muito baixo comparado ao da barrinha de proteína, porém algumas apresentam uma boa quantidade de fibras. 

Essas barrinhas não são recomendáveis para substituir uma refeição, pois além do valor calórico muito baixo, são compostas basicamente por carboidratos com quantidade muito pequena de proteína e gordura.

Já as barrinhas de proteínas são elaboradas a partir de ingredientes mais selecionados, como as proteínas do soro do leite (whey protein). Geralmente elas contêm um mínimo de 10g de proteína por barra, com quantidade semelhante de carboidratos e um pouco menor de gordura. Ter um valor calórico reduzido não é o objetivo das barras de proteína. 

O grande propósito dessas barrinhas é fornecer uma boa quantidade de proteína nas refeições mais leves, como um lanche por exemplo. Elas aliam a praticidade com a qualidade nutricional, pois é comum não conseguirmos adequar ao lanche, principalmente aqueles realizados fora de casa, uma quantidade boa de proteína.

Já é comprovado cientificamente que uma quantidade de até 20 g de proteína em cada refeição estimula um melhor desenvolvimento muscular, recuperação física e melhora o metabolismo corporal. Portanto, as barras de proteína são excelentes escolhas para indivíduos sedentários ou fisicamente ativos podendo até substituir uma pequena refeição (a depender do caso), enquanto que uma barra de cereais, apesar de saudável, não apresenta um valor nutritivo tão alto devendo ser acompanhada de outros alimentos.

É importante também observar a tabela de composição nutricional e os ingredientes no rótulo dos produtos. Fique atento principalmente ao teor de açúcar e gordura contidos na barrinha. Uma barra (de cerais ou de proteínas) de qualidade não deve conter gorduras saturadas.


Fica a dica!
beijos!

Comentários

Postagens mais visitadas