Sou Bariátrica e sou Feliz como Estou!




Hoje dia 11 de agosto dia do advogado, dia de defender todos aqueles que necessitam dela. Não poderia escolher a melhor data para da um passo na minha vida, de mudar meu jeito de ser, de acreditar que eu seria uma mulher bonita e admirada por esse Brasil, que poderia voltar a sorrir de verdade e ter o corpo mais desejado desses pais, mas por mim porque o amor próprio é incondicional, somente que passa por um preconceito que sabe o quanto dói e machuca.

Vou contar um pouco de mim.

 Todo mundo passa por um aprendizado nessa vida, uma experiência e talvez, com meus tombos eu aprendi a ser forte e vencer barreira e superar muita coisa, não digo que minha experiência de vida seja melhor ou pior a sua, mas só aprendemos a dar valor quando caímos, ou quando nos deparamos que temos que ser mais forte que o inesperado que as barreiras da vida.


Dos 11 aos 17,

No período dos 11 aos 14, anos fase que inicio a adolescência, mais um período punk eu começo a desenvolver uma gordura exorbitante, que ali começava mais uma fase, só que a fase do preconceito, das ofensas, (gorda, baleia, etc..) mais uma fase muito difícil de entender, e seus irmãos todos magros e você gorda, e de óculos, imagina o preconceito. Só que ali não parava, o preconceito era na escola, entre amigos sempre a piada, e tive que se forte e chorar muitas vezes escondidos, com essa minhas frustações me rodeava, tive que aprender a lidar com certas situações sozinhas.

“““ “““ No período dos 15 aos 17 podemos dizer que foi um período extremamente conturbado, porque é a fase dos “namoricos”“ a paixonites” só que quando você é gorda você é feia isso na década de 90 sofri alguns preconceitos. Ate chegar aos 150 kg uma obesidade extrema por conta de uma separação, por conta dessa sociedade preconceituosa, que acham no dever de julgar a vida alheia. Acho que o único lugar que não sofri preconceito foi quando eu fui para Estados Unidos viagem de formatura. La era meu paraíso, porque perto de muitos eu era magra. Meus 17, 18, 19,20 estava na reta final do colegial (atual ensino médio) e sofri um preconceito por uma coordenadora de um colégio particular, aonde na frente de todos os alunos aluno ali presente ela gritou comigo” sua gorda sobe para minha sala” mais uma vez tive que abaixar a cabeça ali, naquele momento me senti ridicularizada na presença de todos, mais uma vez tive que enfrentar mais um preconceito. Nu ultimo ano do ensino médio resolvi

Nesse período dos meus 21 anos encontrei uma pessoa que gostou de mim mesmo estando um pouco acima do peso. Aceitou-me como eu era. Primeiro namorado primeiro tudo. Ali comecei a me sentir feliz a sorrir etc. tive altos e baixos como qualquer relação, mas comecei a me valorizar de outra forma. E ele me assumiu para essa sociedade que ainda era preconceituosa,
Eu costumo dizer que Deus testa todos os dias para saber aonde é meu limite, e sempre respondo meu limite e infinito, porque nunca vir uma pessoa passar por tanto que já passei.

Viver nesse patamar chamado vida é para forte para que tenha coragem e não tem medo de mudanças. Prova disso e minha trajetória ate chegar aqui.

Aos 23 anos eu decidir tomar uma decisão radical na minha vida, decidir, que não aguentava mais ser “obesa” e que tinha que haver uma solução. E que Deus ia me mostrar, um ano antes minha tia havia feito cirurgia do estomago, (Bariátrica) com Doutor Artur Garrido, do instituto Garrido, foi ai que decidir procurar essa equipe e tentar entender o que seria essa bariátrica, então passei em consulta com Doutor Marcelo Roque de Oliveira, da equipe Garrido, e resolvi entender, na época colocava o anel ou grampeava o estomago ou cortava, então resolvi fazer os exames na época eu estava com 99 kg e para operar meu IMC (Cálculo do índice de massa corporal - calculo IMC) um pouco abaixo do que seria necessário para convenio o medico diz você teria que engordar uns 10 kg ai disse a doutor será fácil isso enquanto isso faz os exames e te encontro para marcar a cirurgia, ate ai tudo isso na minha cabeça risos. Então começa comer tudo que ver na frente ai você sobe na balança nada risos. Voltei ao medico após um tempo e conseguir engordar 6.600kg quase 10 kg, mas o medico decidiu operar por meu IMC já estava em obesidade moderada segundo grau massa 37,5

Minha Ultima foto antes da cirurgia  



Dia 11 de agosto de 2004 às 11hs da manha no hospital Santa Rita, procedimento Capela (corta o estomago e coloca o anel), com 104,600kg, começava uma nova fase da minha vida aonde, era necessário mudar, a cirurgia foi um sucesso , a equipe medica, foi fantástica, e começava uma nova fase, novo aprendizado, tudo novo. E depois de um tempo meu relacionamento acabou, mas como tudo era novo, então o novo para felicidade. E ali já estava mais madura, com vontade de viver, e deixar de ser o patinho feio, olha não foi fácil cada etapa passei 30 dias só tomando liquido, Gatorade Yakult nossa ate hoje e um parto para beber risos. Sonhava com comida, a vontade de mastigar e nada.  

Segundo mês o medica diz olha comer super. Devagar segredo e mastigar, comia purê de batata com carne moída nossa fácil quando ele diz agora mastigar gente era coisa de outro mundo, imagina você olha para bife, frango ou peixe, e dizer olha tenho que comer você em uma hora uma nova etapa da minha vida começava a se transformar, e dei a chance de viver, de sentir, de se vestir.

Nesse um mês de operada se fora 12 kg assim num piscar de olhos, você começa perceber essa mudança pela as roupas que começa a ficar grande. No segundo mês foi o tal pastoso, ai achei que seria moleza, ai o medico diz agora e hora da carne meu Deus comer carne hum, só que nesse momento a cabeça continua de gordo e para prender a comer pouco, optei para prato de sobremesa, e como ate hoje. Carne de churrasco é um parto ate hoje para comer por questão de mastigar muito e ai a preguiça não deixa. Risos. Terceiro mês já estava mais apta a comer não passava tão meu estomago cabe 300 Gr mais que isso passa mal, não almoço menos de uma hora, comer rápido nem pensar, falando então lascou entra ar se for para alocar em 15 minutos sem chance substituo por outra coisa.

 Contudo foi passando os dias cada dia um novo aprendizado e ai se passaram 10 meses de operada e eu já tinha emagrecido 45 kg sendo que a media pelos médicos era de 36 kg, de você sair de uma calça 56 e usar 34 serio eu sei 34, agora uso 38 por conta das pernas grossa risos. Mas cada desafio foi bem vivido. Ser magra e o sonho de qualquer pessoa que passa por um preconceito. Colocar uma roupa e servir fiquei compulsiva RS troquei meu guarda roupa milhares de vezes, e esse preconceito não sofreria mais. 2005 havia perdido meu avô uma base de vida e experiência para mim, só que em vez de engordar eu emagreci mais, porem os anos foi passando e fui me adaptando a essa nova fase, sem preconceito e feliz.

Fotos de alguns anos de operada porem tem uma foto minha que comprova eu aos 16 anos com 150kg 




Nesses longos anos, tive que aprender muita coisa, a sentar, a andar, (porque infelizmente “gordo” não senta se joga), e cheguei me machucar algumas vezes, toda essa fase por uma vida nova. Não posso ser omissa que nunca entalou no meu anel, pelo contrario varias vezes, mas nada que aquela coca-cola com bastante gás que não resolva. Já me perguntaram como sei que entalou no anel, começamos a salivar muito e sentimos um peso grande, aprendi ate ouvir a agua descendo risos é um novo corpo tudo muda.


Conforme foi passando os anos fui aprendendo, a comer melhor, devagar e sempre, tive fase compulsiva, de querer, comprar roupas e roupas, de entrar numa loja e aquela tão sonhada roupa e servir, me imagina que já usei calça 56 e hoje usar 40 de sair de um gg e usar PP, de usar sapato 38 e ir para 36 então uma grande mudança, durante anos mantive o peso de 57 kg nunca conseguir manter o peso estabelecido pela equipe medica que era de 64.600Gr , após 10 anos de operada eu fui realizar outro procedimento que me incomodava , fui tirar as peles, da barriga e reconstruir a mama, com procedimento de abdomemplastia e mamoplastia mesmo estando no corpo desejado ainda havia algo que me incomodava então por isso se submeter a esse procedimento cirúrgico, no dia da minha cirurgia descobri um fato inédito me perguntaram se havia interesse de doar minhas peles para bancos de órgão de pele para queimados do hospital das clinicas, e foi o que fiz doei 2 kg de pele e mesmo fazendo algo que me incomodava eu tive a chance de salvar vidas, fantástico isso ne, então de uma forma ou de outra eu poderia me transformar e permitir que nova pessoa pudesse se beneficiadas a isso.

foto apos plastica



A única certeza que eu tinha dentro de mim é que toda mudança, viria de dentro para fora e a beleza de fora somente eu mesma tinha que enxergar somente que já passou por uma obesidade é que sabe os preconceitos nelas sofridos, não adianta você ter um sorriso lindo um cabelo maravilhoso e esta acima do peso, vivemos em uma sociedade que ainda zela pelo corpo ideal, que exige a busca do corpo perfeito, um simples exemplos alguns transportes publico com uma placa (banco do obeso) ai te pergunto o preconceito já existe até num transporte publico, as pessoa não sentam do seu lado, te medem em cima em baixo e assim vai ao meu ponto de vista esse tipo de indicativo deveria ser punido. Não somos todos iguais perante a lei o que me faz diferente de uma cara magro etc.

Final de 2016, em função do stress diário infelizmente eu chequei num peso extremamente abaixo do normal para quem tem 1,72 de altura cheguei aos 47 kg e precisava mudar algo, então aquele medo de sofrer mais preconceito lá trás tinha que se quebrado, saberia que não seria fácil, porem eu precisava mudar de vida, me matriculei numa academia, marquei uma consulta com nutrologo, fiz todos os exames necessário e com personal trainer, resolvi me ajudar mais uma vez vencer barreiras, me sentia tão mal dolorida, mas sabia que ali era uma solução ideal, cheguei em casa com dores que chorava e falava Jeniffer só depende de você mudar. Hoje eu tenho 08 meses de academia meu corpo volta ter formas, meu rosto mudou aquela cara de muito magra, sei que não estou sarada, mas estou feliz por vencer barreiras, por me permitir mais uma vez mudar, enfrentar os desafios, treinar com consciência sem exageros, fazer conforme o limite aguenta.

E o que digo é o seguinte não existe um padrão de beleza, existem sim pessoas, que busca viver mais se amar mais, e pratica esportiva, boa alimentação muitas coisas dentro de si podem mudar para melhor, jamais busque tanta perfeição os imperfeitos também atraem, faça esporte, musculação por prazer e não por obrigação.

E justamente hoje eu completo 13 anos de bariátrica, sim eu sou bariátrica e estou feliz como estou talvez tivesse que passar por essa maratona, para entender a mim mesmo, para me amar a cada dia e me valorizar ainda mais, amor próprio é incondicional, fato, mas antes de qualquer procedimento cirúrgico, consulte uma equipe, faça os exames, verifica se esta apta para esse procedimento, como qualquer cirurgia, a bariátrica não faz milagre e sim permite que tenhamos uma vida melhor, infelizmente tem pessoas que fazem e tem monte de sequelas e tenta brigar na justiça achando que tem que ser indenizada, lembre somos livres para decisão, mas temos que ciência da consequência deles.


Eu sou prova que comigo deu certo, tive uma equipe maravilhosa, mas tive coragem e me permitir o novo, eu tinha esse sonho de ser magra de esta bela e de ser admirada, hoje tenho tudo isso e mais um pouco eu tenho sim meu Brasil o corpo mais desejado de pais, porque foi o corpo que eu desejei a vida toda.
Portanto aos novos bariátricos desse pais, o novo e recomeço ao que pretende ser bariátrico fação porque você deseja a cirurgia, e jamais mude seu jeito de ser porque o outro exige de você, um bariátrico só tem resultado brilhantes quando essa mudança sai de dentro para fora.

foto atual julho de 2017 


Fica a dica
Nunca ache que seus sonhos são em vãos, acredite no seu Eu maior, no seu potencial, nunca é tarde para recomeçar. Se seu sonho é ir ate marte vai, sem medo de ser feliz, e meu sonho sempre foi fazer Jus, sempre amei o Direito, porem eu resolvi ir atrás desse sonho, sabe por quê? Quando acreditamos em nos mesmo, não medimos esforço para conquista o mundo, e idade, e só numero, o que vale é sua coragem de ir adiante sempre!

  

Comentários

Postagens mais visitadas