Vegano e vegetariano: quais as diferenças?


Olá meu Brasil.




Cada dia gosto de saber e ler mais sobre produtos saudáveis, hoje vou falar um pouco sobre a diferença entre o Vegano e Vegetariano.

Vegano e vegetariano: quais as diferenças?

Vegetarianismo e veganismo tem ganhado cada vez mais popularidade, principalmente com as redes sociais reunindo e fortalecendo estes grupos. Apesar de terem muitas semelhanças, os dois grupos divergem em alguns pontos, formando identidades completamente diferentes para os indivíduos que fazem parte destes grupos.
Diferenças entre o vegetarianismo e o veganismo

Enquanto o vegetarianismo pode ser adotado por razões diversas, como a questão ética, saúde e religião, o veganismo tem como cerne e foco principal a questão ética, de luta pela libertação e não exploração animal. Isso implica em uma atitude mais radical por parte do vegano ou vegan (como é chamado o adepto do veganismo) em relação ao vegetariano.

O vegan não consome nenhum produto de origem animal. Isso passa pela carne, pelo leite e seus derivados, ovos, mel, lã, etc. Eles também não consomem produtos que são testados em animais, como são a maioria dos remédios, xampus, sabonetes, maquiagens e cosméticos em geral. Por isso os vegans estão sempre atentos sobre as empresas que fazem testes em animais, para que possam boicotá-las e buscarem alternativas. O veganismo não é só uma opção alimentar, mas uma postura ética diante do sofrimento e da exploração em relação aos animais.

De acordo com aqueles que adotam a postura vegana, os animais não devem ser mortos e nem explorados para atender às nossas necessidades. A prática do veganismo vem carregada de sacrifícios e vontades negadas. Desde criança, somos acostumados a comer carne e alimentos que contém leite e ovos. Romper com estes hábitos arraigados à nossa alimentação é um ato quase heroico, principalmente em ocasiões sociais, nas quais somos assediados com frequência por alimentos derivados de animais. Mas com o tempo, aprendendo receitas veganas essenciais e provando da variedade da alimentação vegan, tudo se torna mais fácil.

Alimentação vegan ou vegetariana?

O vegetarianismo, por sua vez, não é uma prática alimentar motivada somente por questões éticas. Também envolve questões de saúde ou religiosas. O vegetariano não se alimenta de carne, mas continua consumindo produtos de origem animal, como ovos e laticínios. Quando a motivação é ética, sua prática é menos radical e menos coerente, isso porque vai contra a matança, mas não contra a exploração no sentido amplo, abrindo concessão à indústria de laticínios, ovos e outros. São frequentemente criticados pelos vegans, pois discursam contra a exploração animal, mas com uma prática pela metade. Ainda assim é uma postura de resistência à matança e à criação de animais em cativeiro para abate, podendo ser inclusive um processo de transição para o veganismo. 

Muitos vegans foram antes vegetarianos!

Mas como todo brasileiro sempre gostamos de novidades, de mais opção para torna nosso dia-dia mais prazeroso, e no meio do meu estudo para entender um pouco sobre essas novas tendências, que muitas pessoas estão optando, eu encontre uma marca de produtos, que surgiu de um sonho e da vontade de usar produtos trazendo receitas fantásticas. 

Estou falando da Emporium Fartura nasceu de um gosto gastronômico que, com o tempo, transformou-se em um negócio familiar. O nome do empreendimento veio em homenagem ao avó paterno José Pereira, cujo apelido era Zé Fartura. Os seus sócios após algumas viagens e diversas experiências artesanais na cozinha, decidiram abrir uma rede de produtos gourmet inspirados na Itália e nos Estados Unidos, mas com a tradição do fogão mineiro. 

Escolhendo a dedo nossos fornecedores temos azeites, sais aromatizados, molhos pestos e condimentos procedentes de diversas partes do mundo. molhos pestos, azeites, mostardas e especiarias. Vegetarianos, veganos e com muito sabor. www.facebook.com/emporiumfartura  .

Alguns produtos dessa linha fantástica.

 Alcaparras, sem glúten, sem lactose, sem adição de açúcar e sem conservantes! Delicioso para acompanhar saladas e torradas!


Pesto



O pesto surgiu no norte Itália, em Gênova, na região da Ligúria...
Lá estão os melhores pezinhos de manjericão do mundo pois eles encontram as condições ideais para o equilíbrio entre o perfume e o sabor. O molho original é composto por folhas de manjericão, alho, azeite extra virgem, pinoli, queijo pecorino, parmesão e sal. Tudo é amassado em um pilão ou “pestello”, em italiano. E é daí que vem seu nome.*
No Emporium Fartura o pesto de manjericão é feito na terra das Alterosas com produtos selecionados e trazendo um toque especial da tradição mineira.
*Fonte: Gordices da Tuia



E tudo isso você encontra nas Redes sociais, aqui no meu blog. 


E temos novidades, além de curtir essa matéria, e indiquei quatro amigos neste post no  meu instagram @jenifferhora_oficial  e  seguir  a pagina da Emporium no Instagram ( @emporiumfartura) também sorteio valido para a cidade de São Paulo, Brasilia, BH, Rio de janeiro   vamos sortear um kit, Eu, com  a parceria com a Emporium Fartura  terá o prazer em te presentear, e tenho certeza que vai adorar essa novidade. 


Comentários

Postagens mais visitadas